Histórico da Seção  Educação no Trânsito

Em cumprimento às legislações nacionais, especificadamente à Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997 – Códigos de Trânsito Brasileiro – CTB, o município de Ponta Grossa tem a obrigatoriedade de desenvolver projetos de educação no trânsito.

No ano de 2011, um grupo de funcionários agentes de trânsito sugere e desenvolve um projeto direcionado à educação no trânsito, de acordo com o CTB, o qual foi implantado com a nomenclatura “Concurso Cultural” objetivando atingir todas as escolas da rede de educação pública e privada, levando a essas crianças e adolescentes, a importância do fator educacional no trânsito.

Decorrente do grande sucesso do projeto proposto, no final do mesmo ano de 2.011 foi instalado, através da Lei Municipal 10.811, a Seção de Educação, a qual vem cumprindo as prerrogativas legais, tanto que, no ano de 2013, o município foi contemplado com uma Certificação Estadual de Honraria – Prêmio Gestor Público Paraná 2013 – devido à implantação do Projeto “EDUCAÇÃO À BORDO”.

Decorrente do sucesso no âmbito estadual e ainda, da grande aceitação e resultados positivos na idealização da atividade, passamos, neste ano de 2014, tratá-lo como um PROGRAMA PERMANENTE do Departamento de Trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte.

Iniciamos essa seção com apenas uma funcionária até que o trabalho proposto fosse reconhecido e aceito pela sociedade pontagrossense. Sempre que necessários agentes eram solicitados a cumprir carga horária extraordinária para a efetivação dos projetos propostos.

Para tanto, surge à necessidade de formalizar uma equipe condizente com a importância do trabalho proposto.

Lembremos que, quando temos uma geração educada (políticas preventivas), minimizamos as ações curativas frente às políticas públicas, otimizando as ações de garantia de direitos.

Secured By miniOrange